segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Múltiplos chips é bom? Talvez. Mas, saber para qual operadora vai ligar seja melhor!

É comum, nos tempos de hoje (setembro de 2011), pessoas terem mais de um número de celular. Para isso, uns usam vários celulares, outros tem um telefone que comporta dois, três, ou n chips. Excetuando-se os políticos, as "celebridades" públicas, os altos executivos, e aqueles que gostam de "driblar" os cônjuges e credores, os demais o fazem em prol de tentar usar todas as promoções, os chamados bônus de créditos (usados como moeda de troca pelas Operadoras para ganhar mercado). Mas, será que ter vários chips de fato vale a pena?

Para tentarem usar seus bônus corretamente, os clientes, fazem uso do "toque judeu" (aquele que é dado de um celular para outro apenas para que o número fique registrado), e também de perguntas quando vão armazenar seus novos contatos:
- Qual é a operadora desse teu número?
- Você teria um número da Operadora "VICLATIMOI"? É que ganho "bônus" adicionais quando ligo do meu "VICLATIMOI" para um outro "VICLATIMOI".

Dois dias depois, aquele número da "VICLATIMOI" registrado, foi portado (ato de mudar de Operadora de Telefonia mantendo o mesmo número) para a Operadora "PEGABESTA", pois ela ofereçe além do bônus para chamadas de voz, acesso à Internet ilimitado, por seis meses, para quem tiver um número de uma de suas concorrentes, por exemplo.

Então, aquela ligação que você pensava que lhe traria mais bônus, que deveria ser do seu "VICLATIMOI" para outro "VICLATIMOI", consume todos os seus créditos reais (que não são bônus, e sim o valor cumulativo quando da sua última recarga), já que a ligação foi de um "VICLATIMOI" para um PEGABESTA. Além de desabilitar seus bônus, até que uma nova recarga de créditos seja realizada.

Antes da portabilidade era possível identificar a operadora pelos prefixos (os 4 primeiros dígitos do número), depois dela, algumas operadoras definiram efeitos sonoros que caracterizavam quando uma chamada estava sendo realizada entre celulares de uma mesma Operadora. No entanto, essas companhias, que não são bobas, identificaram que melhor é que os clientes não saibam para qual operadora estão ligando. Pois assim, que menos perde são elas mesmas: a "VICLATIMOI" ganha porque seu cliente terá que colocar mais créditos, e a "PEGABESTA" porque recebeu um novo usuário que também não saberá para quais operadoras ligará.

E nós, clientes, que podemos fazer? 
Para os mais esclarecidos, sabe-se que não adianta entrar em contato com os SAC (Serviços de Atendimento aos Clientes) das Operadoras. Poderíamos sim, exigir que ANATEL impusesse ações às Operadoras que nos protegessem enquanto consumidores. Mas.... nós somos meio relapsos na briga pelos nossos direitos... talvez, quando tiver uma educação de melhor qualidade esse panorama mude.

Uma solução é saber antes para qual operadora você vai ligar. Sim... é possível! Basta você acessar o site ABR Telecom (http://consultanumero.abrtelecom.com.br) Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações, e digitar o número, fixo ou celular, e ele informará a qual operadora o número pertence. Mas, será que você terá um navegador (browser) e internet disponível, para antes de ligar, fazer essa consulta? Talvez.... Ou, com um pouco de crédito ou aproveitado um pacote de dados de um dos seus  chips, você poderá descobrir com rapidez a operadora do número para o qual deseja ligar. Nesse caso, as operadoras já consumiram seus poucos créditos, e ganham também e de novo!

Celulares do tipo iPhone e aqueles com suporte a Android, os smartphones, oferecem aplicativos que possibilitam a consulta a essa base ABR Telecom em tempo real, através de qualquer tipo de conexão a Internet (numa rede Wi-fi gratuita). É possível fazer a consulta para um único número específico ou para uma lista de contatos. Por exemplo, no Andriod Market (loja virtual de aplicativos para Android), o aplicativo "Qual Operadora" faz isso de forma brilhante, pois além de consultar as operadoras, ele atualiza seus contatos rotulando cada um, com sua respectiva operadora. Logo, para cada um dos seus contatos você passa a saber de que operadora eles são usuários. E mais, o "Qual Operadora" é gratuito. Para o iPhone também existe aplicativo similar na Apple Store (loja virtual de aplicativos para produtos da Apple).

O iPhone não aponta que dará suporte a mais de um chip. Mas, o Android já suporta dois chips. Um exemplo é o telefone que uso: Um ZTE modelo V821 (http://pcworld.uol.com.br/reviews/2011/07/27/conheca-o-zte-v821-o-primeiro-smartphone-android-dual-chip/).

Nele faço uso de um chip "VICLATIMOI" no plano pós-pago com acesso ilimitado à dados, e de outro chip da "PEGABESTA" num plano pré-pago. Com o auxílio do aplicativo "Qual Operadora", com uma certa periodicidade (uma vez a cada quinze dias) atualizo os rótulos (as operadoras) dos meus contatos através do chip "VICLATIMOI". Daí, posso selecionar através de qual chip devo efetuar a chamada, mediante o plano que tenho nesses dois chips.

Usar múltiplos chips da forma aleatória como o fazemos, sem saber para que operadora ligamos; ou pulando de uma operadora para outra em função das promoções, nos faz presas fáceis. Mas, sabendo para qual operadora você está querendo ligar, e evidentemente, considerando a qualidade dos serviços de telefonia que você almeja e de forma que atenda suas necessidades, é possível sim, usar múltiplos chips a nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário